CURIOSIDADES

...

No início do século XX, a Serra dos Alves abrigava portadores de hanseníase (lepra), doença estigmatizada na história da humanidade como um castigo de Deus. Acreditava-se que a lepra era uma punição divina a algum mal-feito que a pessoa tivesse cometido. O isolamento era decretado para os leprosos, que eram sumariamente alijados da sociedade. O indivíduo doente, junto com a família, tinha que partir e buscar as desabitadas regiões montanhosas para viver. A Serra dos Alves, por ser um povoado de difícil acesso, foi um desses “exílios” de Minas Gerais. Mesmo quando, tempos depois, descobriram que a doença era pouco contagiosa e curável, o preconceito ainda persistiu por várias décadas.

Fonte: https://serradosalves.org/o-que-tem-na-serra/eventos/

CÉU ESTRELADO

A revista Galileu e o site webventure publicaram matérias referentes aos melhores cidades do Brasil para se observar as estrelas.

Itabira está nesta lista que pode ser conferida nas fontes a seguirr.

Imaginem aqui no Serra dos Alves Hostel longe da iluminação artificial?

Segundo o Observatório Nacional, algumas dicas podem ajudar na hora de procurar os corpos brilhantes do espaço. Fugir de ambientes com muita luz artificial, grande atividade industrial ou muito trânsito pode ser uma boa; procurar locais altos e frescos também; leve um binóculo para melhor visualização; e aproveite o inverno, a melhor estação para olhar as estrelas.
 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2014/10/conheca-10-melhores-cidades-para-observar-estrelas.html

A região da Serra dos Alves é caracterizada pela transição de dois biomas brasileiros – o cerrado e a Mata Atlântica -, apresentando grande diversidade de plantas e animais, graças às complexidades geológicas da Serra do Espinhaço.

Na parte mais alta da serra, se encontram os campos rupestres, de elevadíssima diversidade florística, muitas delas endêmicas.

Durante os passeios, é uma experiência única poder encontrar com as curiosas canelas-de-ema gigantes, as sempre-vivas, as orquídeas endêmicas, as seriemas, e escutar os mais variados cantos dos pássaros!

Fonte:https://serradosalves.org/serra-dos-alves/meio-ambiente/