ARTESANATO

Em meio a tanta inspiração a arte não poderia ficar de fora.

 

Em nossa casa são desenvolvidos diferentes tipos de artesanato em várias vertentes e você certamente irá se encantar com essa diversidade.

Vagueamos por entre agulhas, tecidos, plantas, papéis, pincéis e tinta, muita tinta.

De forma independente estas produções criativas são coordenadas pela artesã Anna Luisa Drummond Cabral.

  • Instagram

ANNA LUISA

Artesã, mãe do João, apaixonada pela natureza.

Moradora da Comunidade da Serra dos Alves onde desenvolve atualmente os seus projetos profissionais.

Sempre interessada em ampliar o conhecimento na área das artes Anna focou as suas oportunidades em cursos voltados para a liberdade de criação.

Acredita que é na natureza, no encontro do ciclo natural e poético, que ela encontra inspiração, liberdade de criação e suas vertentes para continuar sempre motivada e dedicada aos principais trabalhos que se expõem a seguir.

KOKEDAMA

Koke = musgo * dama = bola

Esta é uma técnica artesanal japonesa milenar variante do bonsai. A Kokedama é portanto um planta cultivada dentro de uma bola de substrato coberta por musgo. 

Podem ser feitas com uma grande variedade de plantas e exigem menos cuidados que as demais maneiras de cultivo.

Nas mãos da Anna esta técnica japonesa vem sendo adaptada para à nossa realidade com compostagem orgânica e a produção de mudas endêmicas de nossa região.

BORDADO

O incentivo para desenvolver trabalhos com linha e agulha, traçando desenhos no tecido, surgiu da influência de sua Avó que, anos atrás, costurava utilizando os retalhos que inspirou esta artesã.

Após anos de prática e treino fizeram surgir técnicas próprias de feitio, tornando assim seu trabalho diferente e exclusivo.

Anna utiliza ainda dos costumes e da influência natural e tradicional da nossa região na confecção de novas ideias.

São trabalhos feito à mão com amor.

PASSARINHOS

Utilizando materiais como galhos de jaboticabeira, elementos naturais, retalhos de lã, feltro, linhas coloridas e miçangas, esta criação única e exclusiva é sua principal referência.

Uma das características predominantes neste trabalho é a utilização de diferentes cores e texturas.

Anna já produziu aproximadamente 1000 unidades desta arte, sendo cada uma delas diferentes umas das outras.

O "Passarinho" o enchem qualquer canto de alegria!

FILTRO DOS SONHOS

Este é um dos artefatos mais comuns de ser ver por aí, mas nas mãos desta artesã ele traz muito mais do que o simples fato de ser confeccionado.

Anna começou a desenvolver esta habilidade com a finalidade de presentear amigos e logo foi incentivada pelos mesmos, surpreendidos pela qualidade, a comercializa-los.

Utilizando esperas perfeitas do cipó retirado em nosso quintal, cristais naturais, penas, crochê e elementos naturais encontrados em suas voltas por aqui, este trabalho traz carcterísticas que certamente agrada aos amantes dessa arte.

DESENHOS

"Desenhar o que se pensa, traduzir o que se vê".  É o que se costuma ouvir daqueles que têm o hábito de desenhar.

Não diferente destes artistas, Anna carrega este hábito desde criança, mas hoje, mais experiente e inspirada, consegue transformar os desenhos guardados em sua gaveta nas artes aplicadas nos mais inacreditáveis diferentes modos.

Papéis, materiais reutilizáveis, cerâmicas, móveis, algumas paredes brancas por aí e até mesmo em portas de entrada, como a que se pode perceber no Serra dos Alves Hostel (foto ao lado).